sexta-feira, 27 de julho de 2012

O Risco do excesso do consumo de sal.

O sal que consumimos não está só no saleiro, nem só na hora de temperar o arroz e o feijão. Alimentos industrializados o utilizam como conservante, e temos que incluir também a quantidade de sódio. Mas o que e sódio?

O sódio é um mineral presente em diversos alimentos, mas é constituinte principal do sal de cozinha. O nome do sal de cozinha na química é cloreto de sódio, ou seja, é composto por cloro e sódio. Cada grama de sal contém 400 miligramas de sódio. Por isso, essa é a nossa principal fonte do elemento, e também o maior motivo para preocupação.
 Em quantidades excessivas, este mineral pode prejudicar a saúde, o sódio participa de funções básicas no corpo, como no equilíbrio de água no organismo, contração muscular, impulsos nervosos, ritmo cardíaco, entre outros, sendo então fundamental para a saúde física.
 Segundo a Organização Mundial da Saúde, o ideal é não ultrapassar o limite de consumo de 2 gramas de sódio por dia, o que equivale a 5 gramas de sal. Mas o brasileiro está longe de cumprir essa meta. Em média, cada um de nós consome 12 gramas de sal por dia. Um acordo entre o Ministério da Saúde e os representantes da indústria alimentícia determinou a redução nos níveis de sal em vários tipos de alimentos, que será implantada de forma gradativa ao longo dos próximos anos.
Tabela divulgada pelo ministério da saúde.

Nenhum comentário:

Postar um comentário