terça-feira, 6 de novembro de 2012

Beba água!!!



 
**BEBA ÁGUA!!!**

Você tem idéia do que a água faz pelo organismo?
 Poucas pessoas têm conhecimento do quanto a água é fundamental para a nossa sobrevivência. Um ser humano pode viver meses sem comer, mas não agüenta mais de quatro dias sem beber água.
 Aproximadamente 60% do peso de uma pessoa adulta é composto dela. Já um recém-nascido tem 80% do seu organismo formado por líquidos e nos idosos isso cai para 50%.Nas mulheres, a porcentagem é um pouco menor, porque elas têm um pouco mais de gordura distribuída pelo corpo.

Benefícios:
A ingestão diária de água é necessária para:

v     Eliminar substâncias que o organismo não irá utilizar;
v     Eliminar toxinas;
v     Regular a temperatura corporal pela transpiração;
v     Diminuir a sensação de fome, reduzindo o apetite; distribuir e auxiliar o transporte de nutrientes até as células;
v     Melhorar a circulação sanguínea, auxiliando no tratamento da celulite e combatendo a flacidez;
v     Auxiliar na prática de esportes, pois retira do organismo substâncias que causam a sensação de dor e fadiga dos músculos;
v     Auxiliar no funcionamento intestinal, melhorando o aspecto da pele, dos cabelos e do couro cabeludo.


Saúde:

v     Repor as energias e combater o estresse, as alergias e certas doenças crônicas;
v     Melhorar a concentração, o sono e a memória;
v     Dar mais disposição para a realização das atividades diárias: a baixa quantidade de água faz o sangue ficar mais “viscoso” e “grosso”, resultando em uma circulação mais lenta;
v     Lubrificar as articulações, o que é particularmente importante para quem sofre de artrite, tem problemas musculares ou esqueléticos crônicos ou pratica atividade física;
v     Evitar o ressecamento dos olhos e a baixa produção de saliva;
v     Evitar que a respiração fique difícil, levando a falta de ar, sobretudo nos exercícios físicos;
v     Evitar o sangramento retal, em conseqüências de fezes dessecadas e endurecidas, que lesam o tecido intestinal ao se moverem em seu interior.


Eliminação de Toxinas:
   O organismo elimina diariamente, cerca de dois a três litros de água. A ingestão dela é primordial para manter a saúde dos órgãos e a hidratação do corpo. As toxinas, com a ajuda da água, são eliminadas por meio do suor, urina, fezes e respiração. Se o organismo não encontrasse um meio de retirar essas toxinas, todos seriamos envenenados.
  Veja um exemplo: se o intestino não estiver funcionando da maneira correta, as toxinas não serão eliminadas. Enquanto elas estiverem dentro do corpo vão prejudicar algumas funções, podendo provocar, no mínimo, espinhas. Isso significa que não adianta nada usar cremes para manter a pele bonita se seu organismo não estiver saudável, pois a beleza da pele ocorre de dentro para fora.
  Uma curiosidade, pouca conhecida, é que os pulmões também utilizam água para o processo da respiração. Os rins também necessitam de uma quantidade de líquido suficiente para liberar diversas toxinas na urina. Se não encontram uma quantidade razoável, retiram água das reservas, deixando os outros órgãos desprovidos e isso prejudica todo o funcionamento do organismo.

Quantidade:
  Os conselhos sobre a quantidade de água a ser consumida são os mais variados. Uma média boa é a de dez copos de 250ml por dia, que podem ser tomados num intervalo de uma hora e meia. As pessoas acima do peso necessitam de um copo adicional para cada 12 quilos acima do peso e aqueles que se exercitam e suam também devem aumentar a quantidade para manter o corpo hidratado.

  Mas tome cuidado com os abusos. Não se deve tomar mais de quatro copos de água em uma hora. Não adianta querer tomar tudo de uma vez, pois o organismo vai eliminando ela aos poucos, no decorrer do dia. O excesso pode ser prejudicial.


Beba um copo de água a cada uma hora e meia:
  Outro fato que deve ser evitado é tomar água durante as refeições, pois os líquidos podem causar indigestão. A água dificulta o funcionamento do suco gástrico, responsável pela digestão dos alimentos no estômago. E, também, como os líquidos saem do estômago mais rápido do que os alimentos, uma sensação de vazio é causada levando a pessoa a querer se alimentar novamente.

  A quantidade eliminada pelo organismo é de aproximadamente:

v     1.500 ml (urina)
v     900 ml (pulmões)
v     100 ml (fezes)
v     50 ml (pele)
v     Oxidação de substratos energéticos, como: Carboidrato – cada grama de glicogênio muscular é armazenado com aproxidamente 3 a 4 gramas de água, que é liberada durante a glicogenólise (quebra de glicogênio para produção de energia – 250 ml).

  Um total aproximado de 2.800 ml por dia. Esse é o valor de ingestão ideal.


Você está tomando a quantidade certa?
  A sede é um mecanismo utilizado pelo organismo para que as pessoas não esqueçam de beber água. Mas existe uma contradição: Se por um lado é bom existir esse mecanismo, por outro ele é perigoso, pois quando o organismo começa a pedir água é porque ele está iniciando o processo de desidratação.

  Para saber se o tanto de água que você toma diariamente está dentro dos padrões esperados, um bom teste é observar a cor da urina. Ela deve ser incolor e inodora. Se a cor e o cheiro estiverem fortes é porque você tem ingerido pouca água. Portanto, é necessário tomar consciência disso e começar a beber mais água.
A DECISÃO ESTÁ EM SUAS MÃOS!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário